segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Teologia

Isercamp

INVISTA EM SUA FORMAÇÃO. ESTUDE TEOLOGIA!







AMADOS, Campo Grande empreendeu uma grande parceria acadêmica, ISERCAMP-FAETEL, parceria esta que, com certeza enriquecerá de múltiplas formas, nosso universo. Para aqueles que esperavam por esta oportunidade, esse é o grande momento de acessar um curso superior promovido por uma instituição de grande peso ético e profissional - Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais Logos. A mesma, tem seus diplomas chancelados pela USP - Universidade de São Paulo. As matrículas estarão abertas até o dia 26 de Novembro. Por favor, enviem esta mensagem para vossos contatos. Sem dúvida alguma, essa é uma grande BENÇÃO!!!


ISERCAMP.
Instituto Superior de Educação
Religiosa de Campo Grande


Diretor: Jeudson Oliveira Araujo.




ISERCAMP – Instituto Superior de Ensino Religioso de Campo Grande

O LUGAR DO TEÓLOGO NA ATUALIDADE



Durante muito tempo menosprezado pela academia secular, o ensino teológico Cristão no viés evangélico/protestante, ganhou no Brasil, finalmente reconhecimento, pelo governo federal. Incluímos aqui que, não são poucas as instituições, que atendem atualmente, um público, cada vez mais crescente em nossa sociedade. O Ministério da Educação (MEC) tem um padrão de exigências às quais são submetidas às respectivas instituições, uma vez aprovadas, ganham status de instituições de nível superior, podendo atuar, livremente neste mercado.

Das pregações campais de Jesus, nos montes, junto à praia, em casa e até transitando da Judéia para a Galiléia; passando pelas reuniões subterrâneas nas Catacumbas de Roma, dos primeiros cristãos até às formas mais atuais de organização, incluindo os cultos virtuais, tão comuns em nossos dias, a forma de instruir os fiéis a respeito dos assuntos relacionados ao Reino de Deus mudou, institucionalizou-se e chegou às portas do Estado.

Desde Paulo, passando por Clemente de Alexandria, Orígenes, Santo Agostinho, Gregório de Nissa, Santo Anselmo, São Tomás de Aquino, Lutero, Calvino, Zwínglio, Tozer, Packe, Stott, Pearcey, Gilberto, Cabral, Lira, etc., a educação teológica tem proposto ao estudante de teologia – no viés dialético, a compreensão crítica de diferentes correntes filosóficas, antropológicas, político-sociais. Partindo desta ótica, cabe, em primeiro lugar, ao teólogo tentar construir pontes entre passado e presente, articulando-os para somente assim, contribuir com sua sociedade.
As mudanças em nossa época abalam de forma múltipla a realidade, concretizando novas compreensões do mundo e das questões políticas e socioculturais. Cabe à Igreja, gerir estas transformações à luz da compreensão bíblica, não excluindo o teor humanista de Erasmo, mas, pensar e propor, com meios contextualizantes, a mensagem do evangelho.
Desde a cristandade primitiva, a Igreja tem estado presente, pró-ativa e articulando compreensões a partir do viés cristão ou de sua cosmovisão.
Nossa igreja – na pessoa de seu Presidente, o Ilustre Pastor Antonio Dionizio da Silva, alimenta uma visão sublinhada, negritada e maximinizada da necessidade de se estudar a Teologia. Não poderia concluir estas linhas se não citasse o sucesso da XIX Edição de nossa Escola Bíblica de Campo Grande. Uma Igreja que prisma o mundo a partir desta ótica, só poderia atuar em outros campos da educação cristã.

Pensando isso, foi criada há 3 (três) anos, uma parceria entre o ISERCAMP – Instituto Superior de Educação Religiosa de Campo Grande e o IESERG – Instituto de Educação Superior e Ciências Religiosas Gamaliel de Tucuruí, Pará (Reconhecimento Portaria nº 481, de 16 de Agosto de 2006 (DOU nº 158 de 17 de Agosto de 2006, Seção 1, p. 8)). Por sua vez, o Instituto Gamaliel mantém parceria ativa com a UFPA – Universidade Federal do Pará que chancela seus diplomas.

Com sua primeira turma formada em 2009, esta parceria se prepara para sua segunda turma de convalidação do curso de teologia. Este curso de convalidação é destinado a todas as pessoas advindas de cursos médios e superiores de teologia, como por exemplo, nossos alunos dos cursos médios de teologia ICI/ISERCAMP e EETAD.

NOSSOS CURSOS:

MÉDIO EM TEOLOGIA
1° ICI/ISERCAMP (02 MESES);
900 horas aulas
2° EETAD (04 ANOS).
1600 horas aulas.

NIVELAMENTO
4 MESES – PARA O ATENDIMENTO À EXIGÊNCIA DO MEC. Para alunos oriundo do curso ICI e outros de mesmo perfil.
700 horas aulas (realizado através de pesquisas).

SUPERIOR
CONVALIDAÇÃO EM TEOLOGIA (1 ANO ).

CONTATO: (67) 3325-5678

E-mail: isercamp@hotmail.com

O ESTUDO DA TEOLOGIA ONTEM, HOJE E SEMPRE!

Com a expressão “Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus” Mt 22.29. Jesus não diz aos saduceus que eles desconheciam o texto sagrado mas, que desconheciam a virtude que o torna Sagrado.
Já foi dito e, às vezes também dizemos que a Bíblia fechada é apenas um livro, e aberto, é Deus falando! Na verdade, de qualquer maneira aberta ou fechada, trata-se de um livro – ou de uma coleção de livros, todavia, aberta ou fechada, é a revelação da Verdade e Vontade Divina para os homens.

Algumas pessoas têm certa resistência ao estudo da teologia. Essa resistência ou dificuldade é na verdade, resultado de não conseguir ver mecanismos de aplicação prática na vida diária do cristão. Como se a teologia fosse algo demasiadamente teórico e distante da prática cristã. É claro que nem de perto nem de longe, parecemos com a igreja do primeiro século da Era Cristã que foi abalada por seitas e ideologias contraditórias por não possuir meios de defesa efetivados, haja vista o que aconteceu na Frígia com o surgimento do Montanismo. Montano, cidadão frígio, alegou ter recebido o carisma (unção) da profecia e, juntamente com duas mulheres, Maximila e Priscila, criou o montanismo (156 AD). A história do Cristianismo tornou-se diferente depois destas figuras. A história apresenta que a Igreja foi quase dizimada pelas idéias deste trio.

Exemplos como o de Montano, têm acompanhado o Cristianismo por toda sua história. Na atualidade, vivemos por sua vez uma falta de foco por parte das gerações que sucederam o Woodstock nos anos 50. Família, Igreja (entidades religiosas), Estado, Escola... já não possuem a mesma representatividade de outros tempos e cai-nos a ficha que isso tudo trata-se apenas da parte menor deste grande iceberg étnico-cultural.
Fora que, como nunca o conceito melting pott cai como luva para a devida compreensão das partes e do todo, ou simplesmente do Zeitgeist que em suma, representa o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

Na verdade, desde o Iluminismo, o mundo tem passado por dinâmicas e profundas transformações no sentido de libertar os homens do “cárcere da religião”. Não se esquecendo de Nietzsche – o homem que matou Deus, que sem dúvida alguma – depois de Celso, foi o maior inimigo do Cristianismo. Todas essas filosofias têm coexistido com nossa fé cristã. Dawkins, um dos principais representantes do ateísmo na atualidade, problematizou mais uma vez a existência de Deus em seu famoso “Deus, um delírio”. Livros com O Código Da Vince, de Dan Brown, que ataca frontalmente a santidade de Jesus, vendem exorbitantemente. Percebemos com isso, que a guerra continua o que mudou na verdade, foi o tempo histórico.
Precisamos mais que nunca do estudo da Teologia, pois, enquanto for proclamado o nome de Deus na terra, existirão loucos tentando destruir a fé daqueles que o seguem. É claro que, o mundo atual está cada vez mais propício para o surgimento dos chamados “loucos homens”. Se por um lado, a história do cristianismo é iniciada com severas perseguições, o estágio médio de sua história é marcado pela insígnia similar atingindo seu alvo com o genocídio da famosa “Noite de São Bartolomeu” no contexto reformista parisiense.
Com exceção das Irlandas – contexto profundamente mediocrizante, o mundo encontra-se ou, deveria encontrar-se mais racionalizado, humanizado, “hegeliano” ou otimizador e idealista, no entanto, a realidade aponta para conspirações avultosas e o cenário torna muito mais necessário uma visão crítica, pois se se propaga “a vergonhosa guerra ao terror” e com isso, se gasta 1.000.000.00 R$ (um trilhão) na máquina da guerra não fazendo caso ao desgaste e destruição do que torna um povo – Povo.
Meus órgãos de entender e compreender a lógica de qualquer guerra são “ernstianos” e posso assim dizer que me encontro morto – assim como Ernst esteve em decorrência da 1ª grande guerra; a única diferença é que ainda não conseguir ressuscitar até porque para esse estado medíocre, penso já não haver solucionamentos.
O apesar para essa questão é que a Globalização faz com que a dor e o caos econômicos de alguns sejam sentidos por todos nos quatro ventos. Mas, isto não significa humanidade em ninguém! Afinal de contas, o velho capitalismo continua excludente como sempre, e o palco onde velhinhos bilionários encenaram “dando dinheiro aos pobres”, é mais um quadro onde não será possível ler a verdadeira sociedade e, infelizmente o quadro mais apropriado seja aquele em que o invasor e conspirador da ordem, aparece limpando a mão na camisa de outro (a) “flor que não cheira”, após tocar na mão de um haitiano. A observação é que a visita que estas figuraças empreendiam era com objetivo “humanitário”.

Ev. Jeudson Araújo
Diretor ISERCAMP


Teologia é a doutrina ou ciência de Deus.

A Teologia cristã.

Aquela que mais nos interessa, é, na Teologia é a doutrina ou ciência de Deus. A Teologia cristã, aquela que mais nos interessa, é, na aceitação geral, a ciência da religião evangélica, como se acha ela revelada na Bíblia, desenvolvida na História, e continuada na vida progressiva da igreja cristã.

Teologia cristã pode ser definida como as verdades fundamentais da Bíblia e de outras fontes reconhecidas como divinamente inspiradas apresentadas de forma sistemática

Os teólogos cristãos usam da Exegese bíblica, a análise racional e argumentos para entender, explicar, testar, criticar e defender o cristianismo, fazer comparações entre ela e outras tradições ou religiões, defender de críticos,corroborar qualquer reforma cristã, propagar o cristianismo, ou uma variedade de outras razões. A teologia cristã foi de grande influência na EuropaOcidental, especialmente na Europa pré-moderna.

A teologia sistemática, que engloba ramos como a teologia doutrinal, a teologia dogmática e a teologia filosófica é o ramo da teologia cristã que reúne as informações extraídas da pesquisa teológica, organiza-as em áreas afins, explica as aparentes contradições e, com isso, fornece um grande sistema explicativo (diferentemente da teologia hitórica ou da teologia cristã).

A teologia sistemática está também associado por vezes à apologética cristã, que serve para, no confronto teológico entre diferentes religiões e heresias, defender a doutrina da confissão cristã em causa.

Teologia Moral é uma disciplina e um campo de conhecimento da teologia que se dedica ao estudo e à pesquisa do comportamento humano em relação a princípios morais e ético-religiosos. O vocábolo provém do Latim mos - moris, que inicialmente significava costumes evoluindo depois para uma significação equivalente ao Grego

Na teologia cristã a teologia moral ocupa-se do estudo sistemático dos princípios ético-morais subjacentes à doutrina e às verdades reveladas por Deus bem como à sua aplicação posterior à vida quotidiana do Cristão e da Igreja. Esta teologia está, em parte, englobada pela teologia sistemática Mas, apesar disso, muitas vezes ela também está associada à teologia prática

Os cristãos acreditam que o evangélho e as verdades e doutrinas reveladas estudadas pela teologia dogmática estão essencialmente ligadas a uma ética e conduta moral, algo que eles têm que cumprir e obedecer para serem salvos.

Teologia Natural é uma parte da filosofia da religião que lida com as tentativas de se provar a existéncia de Deus e outros atributos Divinos puramente filosóficos, isto é, sem recurso a qualquer revelações especiais ou sobrenaturais. (O outro lado deste esforço é por vezes chamado como "Ateísmo natural", em que filósofos ateus tentam provar que Deus não existe, ou tentam refutar as provas dos filósofos teístas.) A expressão "teologia natural" (theologia naturalis) Sobrevive em citações de varão por Agostinho de Hipona com base na tradição estoica

Teologia da prosperidade, também conhecida como confissão positiva, palavra da fé, Movimento da fé e evangelho da saúde e da prosperidade, é um movimento religioso surgido nas primeiras décadas do Século xx nos Estados Unidos da América Sua doutrina afirma, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde.

























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